Pensando em 5 ou mais “R’s” na educação

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar são os 5 “R” que vão além da educação ambiental. Estes princípios devem ser levados para o cotidiano de todo ambiente no qual estivermos inseridos.

Quando se trata da educação pública existem ainda outros R a serem levados em conta: restaurar, refazer, reformar, renovar, respeitar e resolver entre outros! É mais ou menos isso de que trata a Ecopedagogia.

Juntando todos estes R´s numa ação voluntária, o Ecoeducar e seus amigos estiveram em 2 momentos atuando no Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone aqui de Cascavel.

Foram duas manhãs de trabalho para reformar aproximadamente 70 carteiras escolares que estavam em situação precária. Nelas, os alunos não conseguiam escrever sem algo para cobrir os buracos no tampo de madeira. Fazer prova, só com caderno por baixo da folha!

Assim, usando massa de madeira, lixas, espátulas, verniz e várias mãos voluntárias, as carteiras quebradas, cortadas, riscadas e repletas de chicletes velhos, foram transformadas em algo agradável e útil.

Em outros tempos teriam ido para o lixo, sendo substituídas por novas, agora sabemos que é possível continuar utilizando-as sem gastar muito e sem gerar mais lixo.

Claro que ainda falta colocar em prática alguns dos R´s acima citados, principalmente o respeito por parte de quem usa. Mas como alguns alunos participaram e sentiram na pele o drama de ter que retirar os chicletes e cobrir os buracos feitos por eles mesmos, acreditamos que já estejam partindo para uma mudança de hábitos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *